quarta-feira, 7 de julho de 2010

RPGCON 2010 - CRITICA


Hummmmm..... tenho tido muito pouco tempo para falar um pouco neste blog, ando muito ocupada com alguns ajustes para eventos, arrumando atrações, projetos, etc
Mas gostaria de voltar a um velho assunto... o RPGCON.
Este assunto gerou certa polemica da úlima vez que comentei minha opinião, e ganhei muitos inimigos na internet pelo visto, pessoas que gratuitamente preferiram me ofender a discutir o assunto. Mesmo alguém que alegava ser da organização preferiu abrir um tópico para me onfender, o que é obviamente muito maduro, mas conhecendo alguns dos reais idealizadores do evento, sei que eles nada tem a ver com isso.
Algumas pessoas no entanto souberam falar e argumentar, e resolvi atender à proposta delas, que provaram ter educação e bom senso, e experimentar ir no evento desta vez. Agora vou narrar minha experiencia:

Reintero, o preço da entrada é um roubo! Vinte reais para um evento que num tem nada demais é um roubo sim, proque jogos, encontros, lojas e até mesmo batalhas campais, agente consegue ao longo do ano de graça. Como nem todo jogador de rpg é estudante, não sustenta a familia, ou vagabundo, eu tenho que pagar inteira, mas procurei comprar adiantado numa loja indicada pelo site para economizar, e o que consegui? Consegui descobrir que a loja indicada pelo site do evento sequer tinha ouvido falar sobre ele, quanto mais ter a entrada para vender.
Rendi-me ao preço e paguei inteira na entrada, mas antes disso, me encantei com as indicações de como chegar ao evento. A única coisa que eu precisaria para traçar uma rota seria o nome da rua e número, mas ao invés disso tinha a estação e o nome da escola, e um monte de gente perdida no caminho porque não puderam encontrar o maldito endereço. Chutei a direção segundo o mapa do site (ja que não tenho um bússola embutida no meu corpo) e por sorte a velha técnica de seguir pessoas estranhas deu certo.
Chegando no evento, encontrei alguns dos velhos rostos que nos levam a ir ao evento novamente! De fato, uma das melhores coisas de um evento, é reencontrar pessoas divertidas e encantadoras, que antes nos proporcionaram diversão em outros encontros... mas aí me veio a fome!
Mais uma vez, fui assaltada. Um valor alto para uma comida ridiculamente pequena, e uma variedade lastimavel de alimentos. Tudo bem, eu ja esperava por isso mesmo, então gastei o dinheirinho que podia ser usado em coisas mais úteis.
Por algum tempo mais reencontrei outros velhos amigos, e pude ficar feliz com isso, e compartilhar com eles o que era opinião unanime: o evento era fraco, e desestimulante para velhas brincadeiras.
Como manda minha tradição, fui trajar um cosplay novo, feito a estresse e suor para o evento em especial, desta vez acompanhada de meu amado. Ainda que alguns viessem brincar e conversar sobre nosso trabalho nas peças, a maioria foi decepcionante. Algumas pessoas não respeitavam agente, trombavam nas peças sem pensar duas vezes sobre poder quebrá-las, mesmo que eu estivesse preocupada a abrir espaço a quem pedisse ou precisasse. Meus amigos, como bons amigos, me ajudaram a cuidar das coisas, mas entre uma coisa ruim e outra boa, sempre vinha um punheteiro de plantão soltar comentarios desnecessários.
Me pergunto o que aconteceu com o velho público, que participava da brincadeira? Seria essa a nova geração de rpgistas, que acha que não deve respeito ao próximo, e que cosplay é coisa de otaku, e por isso deve ser reduzido?
Enfim, pude conhecer pouquississimas pessoas que podiam compartilhar de coisas legais.
Mas também não foi de todo mal. Pude conhecer o Massacre, participar, e infelizmente não sobreviver a ele! XD Uma partida legal para o evento, que tive de interromper devido ao horario infelizmente...
Sai feliz por encontrar velhos conhecidos, mas no final acho que teria sido melhor ligar para eles e marcar qualquer outra coisa, onde eu comeria melhor num lugar melhor e ainda gastaria menos. Dos que não conhecia, restou-me muito desgosto.
Agora entendo porque parei de ir a lugares publicos jogar rpg, porque o público mudou. Ele se passa por mais sério, mas a maioria se engana, pois se tornou mais decepcionante, e desrespeitoso. Reconheci que não sou a única a concluir que o evento não vale tanto a pena assim, o que é uma infelicidade, uma vez que se passa pelo único dessa geração.
Admiro o esforço de seus criadores por tonarem o evento possivel, mas muitos desses pontos não podem ser controlados. Mas não vou ser puxa saco sem argumanto, ja fui a muitos eventos ao longo de muitos anos, e tenho meus comparativos. Queria que ele fosse melhor, que pudesse merecer minha ansiedade por sua chegada, mas os anos me fizeram mais exigente, e não vejo mais porque voltar.