quarta-feira, 17 de junho de 2009

RPG Com balela


RPGCon é o evento comentado desse ano.
Após o EIRPG definhar como manda a profecia, chegou a vez de um novo evento, como tinha de ser!
No entanto, suas atrações só foram anunciadas em menos de dois meses pro evento!
Isso é um problema de fato, mas não podemos exigir muito de um evento montado “as pressas”, se é que se pode dizer isso.....

No entanto estou aqui para expressar minha singela opinião....
Não quero que achem que sou a favor no EIRPG, porque sei que o evento deixava muito a dever... no entanto a proposta do RPGCon de nada me agradou, pois desde que foi anunciado, somente uma nota era destacada em todos os comentários... um “evento comercial”.
O que poderíamos entender por “evento comercial”???
Um grupo que coloca doces dentro de uma gaiola e espera você chegar de fininho pra dar risada da sua cara enquanto se aproveita de seus rins?
A entrada está a R$20 apenas, e alegar que tem a meia entrada não é desculpa para amenizar a culpa. Que tipo de evento de RPG cobra esse preço? Além de pagarmos a entrada abusiva (terá algum show dentro? Algum mega concurso???? Não.) estaremos num ninho capital, gastam com brinquedos, livros, comidas....
Não bastasse é claro, o fato de que entrar em contato com eles para propor novas idéias mostrou-se esforço inútil... a engrenagem que os move é a famosa “panelinha”. Mais uma vez se prova que o público não é mais importante, quando o que vale é nada mais que o capital.
O RPG para mim sempre foi sinônimo de diversão. Ir para um evento e jogar era simplesmente mostrar que estamos lá para sorrir, e não gastar. O espírito que sempre foi o maior motivo de orgulho do meio, foi chutado e avacalhado com as singelas palavras “evento comercial”.
Tenho dito, não boto fé, e não quero ceder-lhes meu suor do trabalho em papéis manchados.

8 comentários:

  1. Verdade.

    Eu até estava animado de ir no evento, apesar de estar sem grana para ir. Mas ao evr o tratamento que eles deram quando sugerimos novas idéias... me deixou deveras desanimado.

    Não tinha analisado tanto assim o lado comercial deste evento, mas agora que estou lendo aqui, a ficha caiu.

    Bom evento para quem for.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pirata Dandi!

    Lí seu post e vou responder lá também...

    A principio eu não entendí muito bem o motivo da sua reclamação.

    Sinceramente não há muito do que reclamar, os encontros de RPG TEM de ser COMERCIAIS, na minha opnião tem de ser comerciais e divulgativos para facilitar o crescimento do Hobbie...

    Quando surgiu a noticia que o EIRPG seria cancelado eu fui um dos que quiz agitar só um "Encontro de Amigos", mas fiquei mais feliz em saber que seria um Encontro digno de um encontro comercial.

    O fato de ser comercial não exclui o lado Confraternização, muito pelo contrário tenho amigos que só encontro nas datas dos EIRPGs.

    Antigamente antes de livrarias venderem livros de RPG e antes de Internet ser o que é eram nos encontros que meu grupo de estudantes pés rapados conseguiam com sua suada "vaquinha" comprar livros, mesmo depois de ter os livros acessiveis até mesmo em casa, ainda é nos encontros os locais onde somos mais motivados a comprar os livros de RPG...

    Eu infelizmente gasto mais num passeio com a minha esposa no cinema do que já gastei em muitos Encontros de RPG e praticamente QUALQUER tipo de evento social que formos hoje em dia (Shows, Baladas, Teatros, Cinemas, Churrascadas, Futebol), vamos te de ter um gasto as vezes maior do que o do RPGCon, Lembrando que mesmo esposições culturais ou artisticas muitas vezes cobram também entradas e aproveitam a oportunidade para vender alimentos a preços maiores que do lado de fora suvenirs, materiais relacionados, etc...





    O único ponto onde posso dar o braço a torcer é sobre a organização do evento, pois não sei quase nada sobre isso, eu acredito que ela ocorreu muito rápido, mas isso também pelo fato de que a Devir Demorou para anunciar que não haveria EIRPG.

    Claro que minha mente paranóica também enxerga uma possibilidade de Conspiração no ar:
    - como o D3 ter sido gente de dentro da Devir;
    - pelo fato de ele estar montando um tipo de "Store RPG"
    - pela própria rapidez com que foi tomado esta iniciativa do RPGCon
    - indagações sobre o fato de também ser conveniente para a Devir 'Mau-das-pernas' deixar de lado o evento e ele ir parar na mãos de alguém que ficará do lado deles
    - entre outras divagações hipotéticas...

    Mas até aí isto não nos prejudica diretamente em quase nada.

    Melhor ter do que não ter.

    Se for ruim.

    Ou se o problema for não haver espaço para todos ou para todas as opniões, eu sugiro a principio tentar um contato visando o próximo eveto e se nem assim der certo o melhor a fazer é realizar um evento paralelo de preferencia em uma data diferente e torcer para que este evento paralelo tenha um diferencial e competência suficiente para podermos sustentar dois grandes eventos Nacionais.



    Abraço e desculpe se algo que disser soe meio extranho, não é a intenção....

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Pirata
    acabo de ler o seu texto sobre o RPGcon e raramente saio do meu torpor mental para comentar, mas aki me senti a vontade para fazê-lo.
    Concordo com vc quando chama o evento de "comercial" mas me responda uma coisa, onde poderemos achar as nova coisas de rpg se não forem comerciais? um livro não vai se vender se não for exposto em algum lugar...
    e um encontro não vai se pagar se não houver pgto na entrada.... entende onde quero chegar?
    se for só pra montar um mesa com amigos pra jogar e ser feliz.. blz, arrasta a galera pra um lugar público e é isso ai... diversão garantida, mas a própria palavra EVENTO ja se refere a algo mais elaborado e normalmente, mais caro. Tb acho 20 reais caro.. ainda mais q vou sair de outra cidade e ficar os dois dias, mas faria o mesmo se fosse no falecido EIRPG, acho q o pessoal merece no mínimo um voto de confiança, não da pra reclamar se vc não viu o final.
    Quanto a não conseguir comunicação, bom ai é um pouco complicado... eu como xereta que sou, adoro dar palpite e o fiz com eles tb, não só consegui resposta como tb fiquei muito feliz em ver q minhas idéias eram tb algumas das q o pessoal da organização ja vinham trabalhando.

    bem... de inicio eu só pretendia dizer q concordava com o coments do falhacriticarpg, mas acho q acabei escrevendo d mais ^^

    espero q vc mude de idéia e va verificar ao menos um dia do evento pra ai sim depois, se...e se não for bom, vc voltar e falar;... era como eu imaginei!!!

    Mas otimista como sou, espero q de certo e q possamos ter um evento q alem de comercial, seja perfeito pra encontrar amigos e se divertir.

    é isso ai, valeu pelo espaço.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. peg a sua opinião e enfia... com todo o respeito, claro ;)

    o evento foi ótimo, quem estuda pode crer que só gastou 10 reais e deu pra se divertir muito, jogar pra caramba, conhecer gente legal, jogos novos, mestres fora de série...

    E para organizar um evento em 2 mêses, fazer a entrada com menos de 10 e com pouquíssimo patrocínio seria complicadíssimo, não?

    aprecie os poemas do meu blog, se quiser. Beijosnãomeligaxp

    s2

    ResponderExcluir
  5. Senhor Youkai, é com todo prazer que enfiarei no seu, já que pede com tanto jeitinho! ^^ com todo respeito claro....

    Parabéns, de quinze opiniões que ouvi até agora, você é o segundo a falar bem do evento! Só que posso te informar algo com certeza... eu não preciso gastar vinte reais, nem dez, pra rever amigos, ver palestras, pra fazer amigos, ou pra jogar RPG. Jogar pra caramba posso fazer com uma ligação, e jogos novos posso conhecer em um happy hour.

    De fato, com dez reais eu posso assistir uma peça na Sala São Paulo incluindo a condução, e com vinte vou ao Teatro Municipal! Além do mais, porque trocaria um final de semana tão divertido com amigos que adoro, e em que pude conhecer pessoas legais, por um evento desses?
    Enfim, ainda acho que seria mais interessante adiarem a data do evento pra ter menos coisas feitas às pressas, assim seria melhor ainda.

    Mas que bom aos que se divertiram, porque os que saíram às pressas não ficaram tão felizes quanto os senhores...
    Mas falando sério, que bom mesmo aos que se divertiram, porque assim ainda teremos esperanças de manter o RPG vivo, porque apesar de tudo ainda sou otimista, dentro de um determinado limite.

    ResponderExcluir
  6. Bom senhores, vou ser extremamente curto e grosso.

    Eu iria no evento se não tivesse o fds totalmente ocupado.

    Sabe pq? Pq desde do EIRPG que já era uma bosta flamejante, eu ia. pq tinha gente de outros estados, de fóruns que eu ia conhecer, encontrar, etc..

    O problema é o seguinte. Falar que "é melhor ter um evento zuado, do que nenhum", é algo digno de pena. De um povo que elege Paulo Maluf, pq "rouba mas faz".

    Agora, se esse evento for algo bem feito e comercial blz. ouvi algumas coisas boas e muitas ruins.

    Mas como RPGISTAS usam um cabresto, as editoras e afins que organizam essas porras, podem enfiar a faca, cobrar 5 conto em um suco de tang laranja/pêssego, e vão ter mta trouxa ainda indo.

    Esperança é algo lindo, não é mesmo?

    Ps: Para um organizador que ler isso (se vc perder tempo)
    Só pq vcs se esforçaram para algo ficar pronto, num ker dizer que é bom. Lembrem-se de Rubinho Barrichelo sacou?

    ResponderExcluir
  7. Pirata e Wally

    Tudo certo?

    Olha, eu fui dois dias na RPGCon e fiz cobertura do evento, assim teria que ter uma opinião imparcial, pois é isto que eu tenho que mostrar para os leitores do meu blog.

    Foi muito bom. Sério, valeu a pena pagar os 20 reais da entrada, pois haviam muitas atividades que justificavam o preço. Você podia jogar boardgame gratuitamente na Ludus, jogos de Miniatura com D&D Miniatures ou com a RiAchuelo Games, ver as palestras sobre RPG e literatura Fantástica, jogar com os mestres qualificados do RPGArautos.

    Quanto a questão do evento profissional, é porque os EIRPG eram feitos, "nas coxas", eu nunca tive energia e vontade de ir os 2 dias de EIRPG, mas na RPGCon eu fui os dois e foi muito legal.

    A STAFF do evento era anos luz mais educada do que a do EIRPG.

    Existem coisas para melhorar, mas um evento que foi feito em 62 dias ser anos luz melhor que o EIRPG, faz se pensar como serão as edições RPGCon RIO e as RPGCon 2010.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Vamos lá... sobre o evento, creio que pouco teve a oferecer. Sinceramente, que o evento tem que ser comercial, pelo amor de deus, vamos pensar um pouco nisso.
    Já temos a DEVIR, loja que detem todos os direitos dos grandes titulos e comercializa praticamente todos os outros rpgs que ela não tem o direito direto, logo me questiono, o porque ele deve ser comercial? A pratica de RPG não é um Hobbie?? Logo o conceito de Hobbie e comercio acaba se perdendo em sua razão de ser. São pontos antagonistas, sim é evento comercial para quem vive disso, para as editoras e para os importadores e quem comercializa.
    Para jogadores/mestres como eu não, é um ponto que deveriamos parar e pensar do que realmente estamos procurando em um evento. Se é apenas para ir e comprar mercadoria, desculpe posso fazer isso simplesmente durante os outros 363 dias do ano e ainda mais no conforto de casa e com possibilidade de parcelar no cartão.
    Achei o evento mal divulgado, em nenhum local tinha o cronograma do evento, divulgando as palestras que deveria ocorrer. Um evento de RPG deveria contar com entrevistas, workshops, cursos e palestras. Não apenas a parte comercial de compra e venda de livros. A qual fica muito prejudicada por alguns fatos a qual passo a elencar:
    1- a distancia do evento para um caixa eletronico, o unico que tinha era no minimo a 7 quarteirões. Já que é um evento "comercial" como anteriormente dito, desculpe event fail.
    2- data da realização do mesmo, acho que por medo da animecon/animefriends e outros eventos ele foi realizado no começo do mês, ora é sabido que nesse pais todo mundo tem dinheiro depois do 5 dia util. Queria comprar deadlands e não o fiz por não ter recursos. Legal né, para um evento comercial.
    3- o "staff", pelo amor de deus, sabia menos do que eu sobre as instalações. Perguntei onde era um banheiro e o rapaz, o qual não sei o nome, me respondeu que não sabia.

    Então isso que vcs chamam de evento comercial foi bom? um sucesso? Mil desculpas, mas tenho que discordar. Sou a favor que algo tem que gerar dinheiro, mas tem que saber como fazer. Só tenho uma coisa a falar, quer dinheiro corra atras de patrocinio, R$ 20,00 por dia para jogar ludo é muito caro, vê se na 4 horas que fiquei no evento vi algum cronograma que tenha uma palestra legal como "ambientações em cenário orientais" e afins não.

    Creio que me fiz entender.

    Abraços

    ResponderExcluir