segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cinema Nacional


Sejamos sinceros, caros nerds desse Brasil afora... não é sempre que se vê um material nacional na telona que possa agradar a nós. Podemos contar nos dedos os filmes que foram agradaveis sem precisar ser intelectual demais, cult demais ou povão demais.Uma dozinha de praser cinematográfico com um pouco de qualidade técnica sempre vai bem...

Acho que só me senti efetivamente satisfeita com alguns filmes, dos quais poderia nomeá-los para aqueles que não conhecem: A Marvada Carne (1985), Memórias Póstumas (2001), O Xangô de Baker Street (2001), Cidade de Deus (2002, e os seguintes de Fernando Meirelles, dignos de apreciação), Lisbela e o Prisioneiro (2003), Dois filhos de Francisco (2005, sim o filme é bom, mesmo eu que não gosto da musica da dupla posso reconhecer um bom filme), Tropa de Elite (2007).
Não sei se poderia incluir "O auto da compadecida" nesta lista, uma vez que foi lançado inicialmente como mini série, mesmo porque se incluisse séries teria que incluir uma matéria inteira só sobre "Hoje é dia de Maria".

Enfim, dos filmes que pude indicar, fica minha dica. Não são somentes os filmes estrangeiros que podem apresentar tamanha qualidade, e cada um deles tem um conteudo cujo o conhecimento é inteiramente nosso. Histórias sobre caipiras, nordestinos, Brasil imperial, e muitas coisas que não encontrariamos num filme estrangeiro, só que com qualidade digna de grandes festivais.

No entanto, caimos numa questão curiosamente constante... filme de favela e do Rios de Janeiro. Tem que ter mulher pelada violencia e neguinho carregando arma? Não, não precisa. Dos filmes que indiquei, somente um se enquadra nessa categoria, e mesmo assim foi um repercursor, mas jamais sua qualidade foi superada. Confesso que também me incômodo com esse tema constante (tratado de forma desnecessária e vulgar, vamos julgar), porque afinal, num país desse tamanho, não somos somente aquilo. Não vamos negar, existe esse conceito, mas transformar bandido em herói não me soa como algo saudável. Enfim, se você quer ver algo diferente, veja esses filmes.

Agora, no quesito novidade... bem, acaba de sair o trailer de uma animação (puxa! animação?) nacional.... curiosamente tem mulher pelada e violência, mas por aparecer pelo menos os cangaceiros e noticias da ditadura, ja vejo um sinal de esperança!
O filme é produzido pela Buriti Filmes em parceria com a Lightstar e a Gullane Filmes. A Lightstar Studios é a mesma produtora de animação que colaborou com renomados filmes do gênero como A Era do Gelo, Mulan, Asterix e Fantasia 2000.
Como trabalho muito próxima ao mercado de animação, tenho ciencia do quão incrível é a qualidade de nosso material, no entanto todos o conhecem como material estrangeiro sem sequer saber que foi produzido por brasileiros. Portanto, é muito legal ver que desta vez, a história e os créditos são cem por cento tupiniquim.

Não tenho ainda informações sobre lançamento, mas vocês ja podem conferir o surpreendente trailer.



E que venham mais!

5 comentários:

  1. Muito loka a animação, Dandi!!! Apesar de parecer, eu não acredito que o tema siga a linha clichê...acho até que vai ter uma história bem diferente.

    ResponderExcluir
  2. Meu. Estou estupidamente feliz.
    Animação simples mas extremamente boa. Fluída.
    História clichê de imortalidade/longevidade?
    pode ser.

    Mas isso é inédito em uma história narrada no Brasil.

    E o que mais me chamou atenção. Quem dubla é o Selton Mello.

    Se temos atores Top no Brasil, julgo ele ser um dos melhores entre eles.

    ResponderExcluir
  3. kra precisam ver Besouro um filme foda porradistico de capoeira baseado em um heroi da capoeira que é lenda tipo o pai mei detona tudo,vai ser o novo capitão nascimento esse moleke

    ResponderExcluir
  4. Bem lembrado! Eu devia ter citado o filme Besouro, que pelo trailer deixou muita gente curiosa.... fica aí a dica então!

    ResponderExcluir
  5. O traço e a qualidade dos cenários no filme achei realmente surpreendentes, mas a qualidade da animação em si achei bem "Power Point style", não tem uma animação muito fluída e usam o mesmo esquema de animações em série japonesas para economizar frames desenhados. Não incomoda numa série de TV, mas acho que vai ficar estranho quando estivermos vendo num cinema...

    Mesmo assim é uma iniciativa super legal, se bem que eu sou muito mais Besouro por ser algo mais focado em entreternimento e não em "política, pobreza, ditadura....".

    ResponderExcluir